link estudio

Paraty em Foco e uma despedida.


Fim de tarde nas ruas de Paraty. Foto: Márcio Neves.

Na ultima semana, mais precisamente entre os dias 15 e 19, foi realizada a 6ª edição do Festival Internacional de Fotografia em Paraty, o Paraty em Foco.

Não pudemos estar presentes, mas de longe pudemos acompanhar pela blogosfera o que se passou pelo festival, que estima-se ter contado com mais de 6 mil pessoas entre seus vários eventos, foram exposições, palestra e workshops.

A fotografia invadiu praticamente todos os espaços públicos da cidade, onde, até mesmo pelos charmosos bares e restaurantes da cidade, o assunto era fotografia.

Apesar do sucesso, um fato triste marcou o festival neste ano, o falecimento do fotógrafo norte-americano Jay Colton durante uma leitura de portfólio.

Jay Colton foi editor de fotografia da Revista Time, Agência Gamma e Sygma, e professor no ICP de New York e Universidades de Rochester e Vermont. Acumulou ainda três prêmios da National Press Photographers Association – NPPA. Foi também Co-Fundador e Diretor de Programação do SP Photo Fest.

Na semana que antecedeu o Paraty em Foco esteve em São Paulo, palestrando no Senac e fotografando o bairro do Bixiga (veja aqui).

Fica registrada nossa homenagem a este fotógrafo americano que nos últimos tempos ajudou o fortalecimento da fotografia aqui no Brasil, recomendamos a leitura do texto do Juan Esteves, uma bela homenagem de despedida ao amigo (leia aqui).

Esperamos que na próxima edição, em 2011, apenas fatos alegres e o sucesso marquem o festival.

Jay Colton e Amy Arbus, durante o SP Photo Fest 2009. Foto: Márcio Neves.


Varanasi. © Jay Colton


Leia mais sobre o Paraty em Foco:





Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário