link estudio

Polêmica sobre negativos de Ansel Adams.



Nesta semana surgiu uma grande polêmica sobre supostos negativos do mestre Ansel Adams.

Os negativos foram comprados em 2000 por um professor de Fresno, na Califórnia, numa venda de garagem, esta semana uma equipe de peritos confirmou que os negativos seriam da autoria do fotógrafo norte-americano Ansel Adams e que valeriam cerca de 200 milhões de dólares (150 milhões de euros), bem mais do que os 45 dólares que o professor Rick Norsigian pagou dez anos.

Porém, a família de Adams contestou este laudo e assim a autoria destes negativos.

Numa entrevista por telefone ao jornal português P2, Matthew Adams, neto do fotógrafo, conta como o avô era meticuloso na sua arte: registava tudo o que fotografava e, em cada imagem que fazia, anotava o tempo de exposição usado. Era desta forma que Ansel - é assim que ele se refere ao avô -aperfeiçoava, em cada fotografia, a técnica de revelação.

Este aperfeiçoamento resultou no desenvolvimento do "sistema de zonas" apresentado em três livros: A Câmera, O Negativo e A Cópia, no Brasil editados pela Editora Senac, que eram uma verdadeira "Bíblia" para laboratoristas de todas as partes e tornaram Ansel Adams um dos mais importantes fotógrafos do mundo.

Nos resta acompanhar o desenrolar da historia, para isso indico o site do Jornal Publico, que tem feita ótima cobertura do assunto, pois ao que tudo indica ainda irá demorar para sabermos se os negativos são ou não de Ansel Adams, mas em duas coisas parece que todos concordam: o valor para estes negativos está Super-estimado; e que Ansel Adams foi um Mestre na arte da luz!


Leia a matéria com a entrevista de Matthew Adams:


Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário