link estudio

Dia do fotógrafo.

Em muitos calendários brasileiros o dia 08 de janeiro aparece como dia da fotografia ou do fotógrafo.

Muito provavelmente esta data faz referência aos primeiros episódios da daguerreotipia no Brasil.

Em janeiro de 1839, o Brasil soube da invenção do daguerrótipo através de notícia publicada no "Jornal do Comércio".

Um ano mais tarde,17 de janeiro de 1840, o mesmo “Jornal do Comércio” informa sobre a última novidade tecnológica surgida na Europa que acabara de chegar ao Brasil: "É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista".

A noticia referia-se ao dia 16 de janeiro de 1840, quando o abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês (corveta franco-belga L’Orientale) que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro, trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a Daguerreotipia no país.
Realizou 3 demonstrações do funcionamento do processo e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II. Foi a primeira demonstração no Brasil e na América Latina!

A demonstração fisgou o imperador D. Pedro II que como poucos soube entender o impacto dessa tecnologia, que provocava a mais significativa de todas as alterações perceptivas do período, o jovem imperador, então com 14 anos, logo tratou de adquirir um aparelho de daguerreótipo, tornando-se o primeiro brasileiro e possivelmente o primeiro monarca do mundo a tirar uma foto.

Apesar das contradições nas datas, o fato foi importante para a história da fotografia, pois além de ser oficialmente considerado o primeiro deguerreotipista brasileiro, a coleção que foi reunida durante vários anos pelo Imperador D. Pedro II é o maior e mais diversificado acervo de fotografia oitocentista constituído por um particular.

Finalizo desejando um Feliz dia do Fotógrafo a todos os que, assim como o Imperador D. Pedro II, foram fisgados por esta Arte da luz!

Fontes: Wikipédia, MiniWeb Educação e apostila pessoal.

Um dos Daguerreótipos do abade Louis Compte.

O fotógrafo Imperador D. Pedro II.
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário