O fim de uma era.
Foi anunciado na ultima segunda-feira pela Kodak o fim da produção do filme kodakrome, a primeira e mais antiga pelÃcula colorida com êxito comercial no mundo.
Fabricado desde 1935 em vários formatos para fotografia e cinema, atualmente apenas no formato fotográfico 35 mm em ISO 64 representava menos de 1% das vendas de pelÃculas fotográficas da Kodak.
Várias gerações de fotógrafos foram formadas utilizando esta pelÃcula, que agora vai ficar apenas na memória e nos arquivos daqueles que a utilizaram, alem de já virar peça de museu, pois a própria Kodak irá doar alguns dos últimos rolos ao Museu Internacional de Fotografia e Cinema George Eastman House, em Rochester-N Y.
Nos despedimos assim de mais um Ãcone da fotografia que não resistiu à tecnologia, segundo os próprios representantes da kodak:
“Kodachrome é um Ãcone. Foi uma decisão difÃcil, dada a sua grande história, mas a maioria dos fotógrafos de hoje aposta nas fotos com tecnologias mais novas, tanto digitais como com outro tipo de pelÃculas”, explicou a presidente da divisão de pelÃculas da Eastman Kodak, Mary Jane Hellyar, em comunicado.
A kodak calcula que com o ritmo atual de vendas os rolos Kodachrome terão desaparecido das prateleiras de todo o mundo no começo do próximo Outono no hemisfério norte. Então quem correr ainda poderá conseguir conhece-lo.
Para quem não conseguir, ai vão algumas imagens para a memória:
Nenhum comentário