link estudio

O fim de uma era.

Foi anunciado na ultima segunda-feira pela Kodak o fim da produção do filme kodakrome, a primeira e mais antiga película colorida com êxito comercial no mundo.

Fabricado desde 1935 em vários formatos para fotografia e cinema, atualmente apenas no formato fotográfico 35 mm em ISO 64 representava menos de 1% das vendas de películas fotográficas da Kodak.

Várias gerações de fotógrafos foram formadas utilizando esta película, que agora vai ficar apenas na memória e nos arquivos daqueles que a utilizaram, alem de virar peça de museu, pois a própria Kodak irá doar alguns dos últimos rolos ao Museu Internacional de Fotografia e Cinema George Eastman House, em Rochester-N Y.

Nos despedimos assim de mais um ícone da fotografia que não resistiu à tecnologia, segundo os próprios representantes da kodak:
Kodachrome é um ícone. Foi uma decisão difícil, dada a sua grande história, mas a maioria dos fotógrafos de hoje aposta nas fotos com tecnologias mais novas, tanto digitais como com outro tipo de películas”, explicou a presidente da divisão de películas da Eastman Kodak, Mary Jane Hellyar, em comunicado.

A kodak calcula que com o ritmo atual de vendas os rolos Kodachrome terão desaparecido das prateleiras de todo o mundo no começo do próximo Outono no hemisfério norte. Então quem correr ainda poderá conseguir conhece-lo.

Para quem não conseguir, ai vão algumas imagens para a memória:

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário