link estudio

Ate onde vão os Megapixels.

Desde o inicio da fotografia digital iniciou-se uma corrida pelos ‘megapixels’, a industria passou a vender a ideia de que quanto mais ‘megapixels” melhor.

Sabe-se que não é bem assim, vários fatores influenciam na resolução da imagem, como tamanho do sensor, qualidade óptica do equipamento, qualidade da conversão do sinal luminoso em sinal digital, etc.

Esta é uma discussão sem fim entre profissionais e amantes desta arte da luz, agora digitalizada. Mas deixarei esta discussão de lado no momento.

Alguns as vezes se perguntam,de quantos megapixels eu preciso?

Esta é outra discussão sem fim, tudo depende de qual a finalidade da fotografia, mas uma pergunta que todos em algum momento já se fizeram, e não gera tantas discussões é: a quantos megapixels chegaremos?

Esta pergunta parece que nunca terá uma resposta, pois a industria do setor vem sempre se aprimorando para melhorar estes números.

Parece até que o céu é o limite, mas para não deixar tantas perguntas abertas, vamos ilustrar até onde já é possível chegar.

A empresa americana PhaseOne, que produz câmeras e backs digitais, alem de softwere para processamento de imagens RAW, disponibilizou em seu site imagens feitas com suas câmeras de 40 e 60 Megapixel.

É isso mesmo, 40 e 60 Megapixel! Neste site podemos viajar nas imagens e até comparar com uma imagem produzida com 15 Megapixel e sensor full frame.

Agora sabemos que 60 Megapixel já é realidade, porem continuara sendo sonho para a maioria dos fotógrafos por muito tempo, pois nos EUA o modelo Phase One 645( Camera with P45+ Digital Back, 80mm Lens) custa, nada mais nada menos que US$25,990.00.(veja em: http://www.calumetphoto.com/item/PE71375/).

Enquanto não temos acesso a este equipamento aqui, podemos sonhar vendo as imagens, e continuar imaginando até onde chegarão os Megapixels.

40 Megapixels:
Detalhe da imagem:
60 Megapixels:
Detalhe da imagem:
Link: Deep Zoom Gallery
Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :