link estudio

Um mês, festas, férias e fotografia.

La se vai um mês desde a ultima postagem, neste tempo la se foram as festas e as ferias, - quem dera estas tivessem sido o mês todo!

Vários momentos deste período nos fazem pensar, pensamos no ano que passou, no ano que começa, nas ferias, na volta ao trabalho, etc.

Mas alguns destes momentos de pensamento me levaram a uma velha pergunta: o que é fotografia?

Num momento com tantas coisas a se pensar, por que uma pergunta á qual encontraremos varias respostas, sejam elas técnicas ou conceituais, veio à tona?

Num momento das ferias, aquelas das famosas viagens em família, que teve um simbolismo importante desta vez, de reencontro, de re-união mesmo; houve um encontro com aquela boa e velha caixa de fotos na casa dos tios.

Neste momento de reencontro com velhas imagens, no bom e velho papel fotográfico, alem de rever algumas fotos e outras novas, observei um significado para a fotografia que acabamos por esquecer, ou menosprezar, geralmente por serem fotos feitas com câmeras simples, com foco sofrível, enquadramento mais sofrido ainda (isto foi motivo de boa gargalhadas, quando surgiu um foto com uma pessoa sem cabeça na praia, e a foto feita pela mãe do fotografo, piada inevitável: tomara que o filho fotografe melhor que a mãe!, e muitos risos) as deixamos de lado.

Mas estas fotos têm um grande significado, são um recorte no tempo, de um momento que, mesmo com os risos dos mais novos e as lagrimas dos mais velhos, será perpetuado. São imagens que nos fazem lembrar momentos, alguns até já esquecidos, outros não; nos fazem sorrir, nos fazem chorar, enfim nos emocionam.

Portanto para iniciar o ano, a dica é: não nos esqueçamos das fotos de nossos momentos pessoais, das pessoas que passaram por nós, afinal, tudo isso é parte daquilo que somos hoje!

Por isso, deixo aqui duas fotos de momentos assim, sem preocupação com aberturas, difragmas e outras particularidades técnicas, e que são fotos de grande valor!

Um brinde à fotografia, e ao ano que começou!



Com um belo entardecer para completar o brinde!




Márcio Neves

Share on Google Plus

About Além do Olhar

O blog Alem do olhar - fotografia é um espaço sobre a arte-oficio da fotografia, mantido desde 2008 pelo fotógrafo Márcio Neves.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. no sé man
    en serio el principio de año te hace pensar qué es la fotografía
    por alguna razón me hizo sonreír la afirmación
    saludos desde esta orilla
    es tan lindo leer portugués

    ResponderExcluir
  2. ENTRA NO TOXICUS2009.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir