Exposição; Patagônia: ao sul do paralelo 41.
Fotógrafos brasileiros expõe fotos de um dos lugares mais ermos do planeta.
Imagens da Patagônia Argentina e Chilena estarão em exposição no Conjunto Nacional de 16 de fevereiro a 01 de março de 2014.
Patagônia: ao sul do paralelo 41 é o relato, em imagens, da viagem que os fotógrafos Renato Negrão e Camila Garcia fizeram por um dos lugares mais ermos do planeta. Fotografias de paisagens onde a natureza prevalece sobre o Homem, tanto por sua beleza, como pela preservação. São aproximadamente 40 imagens de montanhas, geleiras, estradas desertas e de paisagens áridas, sem vegetação, lembrando grandes desertos.
O título é uma referência ao percurso onde foram realizadas as fotos. A viagem começou em Bariloche, na Argentina, que fica no Paralelo 41 Sul, onde um grupo de cinco amigos alugou um carro e viajou até Ushuaia, extremo sul da América e retornou a Bariloche, percorrendo quase 6 mil quilômetros, parte deles na lendária Routa 40. A viagem aconteceu por um cenário único, uma grande quantidade de quilômetros percorridos sem encontrar nem mesmo um vilarejo.
A mostra fotográfica foi montada pensando em levar ao público um pouco da experiência em conhecer um lugar de fundamental importância para o meio ambiente e assim pensar sobre a importância da preservação do meio ambiente e de como o homem deve buscar viver em harmonia com a natureza.
Além da importância em preservar o planeta, a exposição provoca no espectador a experiência com a viagem. Fotografias da exuberante paisagem são intercaladas com um relato imagético do que o grupo presenciou. Fotos de estradas, enquadramento feitos através da janela do carro, curiosidade com a novidade das paisagens... Em época onde o mundo é conhecido pelo frame de um computador, Patagônia: ao sul do paralelo 41 leva um pouco de pessoalidade para os passantes do conjunto nacional.
Os fotógrafos com o grupo da expedição. |
Espaço Cultural Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 - São Paulo-SP
De 16 de fevereiro a 01 de março de 2014
Gratuito.
Nenhum comentário